terça-feira, 27 de março de 2012

ADIÇÃO COM REAGRUPAMENTO

Hoje aprendemos os cálculos de adição com reagrupamento. A profe avisou que matemática é de aço e o nossos cérebro é de pedra e o que ganha é a pedra.
A profe explicou que cálculos de reagrupamento é o jeito de emprestar. Eu achava que o nome disso era emprestar e pedir.
                               


Por exemplo:
9+8 = 17
Como 17 é igual a 01 dezena mais 07 unidades, escrevemos o sete na ordem das unidades e o 1 vai pra ordem das dezenas.
Daí na ordem das dezenas somamos 4+4+1 = 9
O resultado de 49+48=97

No site abaixo tem um joguinho bem legal onde podemos treinar as continhas.


Resolva as continhas escrevendo os números com o mouse. Depois clique no resultado correto. Boa sorte! 



segunda-feira, 26 de março de 2012

BICHO-PAU!!!

Sábado eu achei um bicho estranho.Vi um galho na rua e desconfiei que era o bicho-pau porque ele estava se mexendo.Chamei minha mãe e tiramos algumas fotos dele.



Hoje pesquisei sobre o bicho-pau para colocar no blog.

O bicho-pau é um inseto  que tem o corpo  comprido, raramente achatado com antenas finas de comprimento variável de acordo com a espécie.

O nome “bicho-pau” não é à toa: eles possuem a forma de um graveto seco (alguns podem ser verdes) e graças a isso, se tornam camuflados com o meio ambiente de maneira tão perfeita que dificilmente os percebemos entre os ramos de um arbusto. Por isso, se tornam insetos incomuns apesar da grande quantidade que temos. 

Geralmente, quando vimos um por aí, estamos vendo uma fêmea. Isso porque os machos são extremamente raros.

Uma coisa interessante é que esses bichos adoram se camuflar, com isso, camuflam até os ovos. Os ovos são parecidos com a semente da árvore onde eles estão se alimentando. Assim, como o predador vai saber que tem um ovinho ali?

Se alimentam exclusivamente de vegetais, principalmente as folhas e brotos e vivem quase sempre em áreas florestais onde são vistos andando muito lentamente de forma desajeitada.

Uma coisa é certa: o  bicho-pau é um animal totalmente inofensivo e não temos nenhum razão para matar um!

sábado, 24 de março de 2012

O CICLO DA ÁGUA

A gotinha do vídeo mostra o ciclo que a água faz na natureza, ao som da música do Queem. 
Mostra a água limpando, apagando o fogo, congelando, evaporando e se multiplicando.
Podemos perceber os três estados físicos da água: líquido, sólido e gasoso. 



O MUNDO É UMA BOLA!!!


Estamos aprendendo em Estudos Sociais sobre a nossa família, nossa casa e nosso endereço. Precisamos entender que moramos numa casa, que fica numa rua, num bairro de uma cidade, e que esta cidade fica num Estado dentro de um País.

Os alunos da Turma 935 moram em ruas e bairros diferentes, mas todos moram na cidade de Santa Cruz do Sul ( menos a profe que mora em Vera Cruz, cidade que fica aqui do lado). A cidade de Santa Cruz do Sul fica no Estado do Rio Grande do Sul, região sul do Brasil.

A música do vídeo acima é do grupo Palavra Cantada e explica bem que o Mundo é uma bola cheio de cidades, ao lado das florestas, dentro de um continente, cercado de oceanos...




quinta-feira, 22 de março de 2012

HOJE É O DIA MUNDIAL DA ÁGUA


OBSERVAÇÃO DETALHADA DO RIACHO QUE PASSA NA ESCOLA:

Hoje fizemos uma observação detalhada do riachinho que passa no pátio da escola, pois estamos estudando a água.
Todos os colegas fizeram anotações na agenda:

1) A água é meio transparente.
2) Tem cheiro de esgoto.
3) Pois também tem insetos e bichos, como ratos.
4) É suja.
5) Pouca correnteza.
6) Tem muitas árvores, pequenas e grandes.

7) Tem várias pedras que formam a correnteza.
8) Tem poluição no riacho (vimos canos de esgoto e lixo)
9)  Tem folhas secas de árvores.
10) Tem uma prainha no riacho.
11) Também tem ninhos de animais.
12) Tem vários canos de esgotos.
13) Tem o caminho  que vai para a Gruta dos Índios.
14) E tem mudinhas de árvores.

É importante ter árvores na beira do riacho porque as raízes delas ajudam a não desmoronar o barranco (assoreamento).

O riachinho tem um pouco de cheiro de esgoto que vem do xixi e do cocô das casas vizinhas. 

A profe falou que antigamente o riachinho era limpo e dava até pra tomar banho!

quarta-feira, 21 de março de 2012

AULA DE INFORMÁTICA

Na aula de informática estamos aprendendo a usar a pendrive. Criamos três pastas, depois demos nomes pra elas: trabalho, imagens e abelhas.
Aprendemos também a copiar imagens para as pastas. Colocamos duas imagens de abelhas na pasta "abelhas".
Segue abaixo as duas imagens que trabalhamos na aula:


terça-feira, 20 de março de 2012

TABUADA DO DOIS!

Segue abaixo a tabela do 2:



NOS SITES ABAIXO PODEMOS APRENDER A  TABUADA BRINCANDO:

Escola Games -Tabuada do Dino

TABELA DE PITÁGORAS

Pitágoras, filósofo e matemático grego, século VI antes de Cristo (veja há quanto tempo!), inventou a tabela abaixo, na qual é possível efetuar todas as operações de multiplicação existentes na velha tabuada. E tudo em um único lugar.


Para se calcular, por meio desta tabela, o produto de dois números, 5 x 9 por exemplo, basta localizar o multiplicando (5) na primeira linha e o multiplicador (9) na primeira coluna. O resultado do produto está no encontro da linha com a coluna.

VIAJANDO PELO MUNDO DA MATEMÁTICA!!!

Nossa turma está viajando na matemática,estudando os numerais, os algarismos,a tabuada do 2,5,10 e aprendendo continhas de vezes.
Primeiro aprendemos que existem 9 algarismos e que com eles podemos compor infinitos numerais.
Os algarismos são:
- 0 (zero)
- 1 (um)
- 2 (dois)
- 3 (três)
- 4 (quatro)
- 5 (cinco)
- 6 (seis)
- 7 (sete)
- 8 (oito)
- 9 (nove)

Combinando os algarismos podemos compor mais de milhões de números.

Curiosidade: O maior número aceito no sistema de potências sucessivas de dez, é o centilhão, registrado pela primeira vez em 1852. Representa a centésima potência de um milhão, ou o número 1 seguido de 600 zeros (este número não é usado no Brasil).

Abaixo os números a partir do mil (1.000):

1 mil 
1 milhão 
1 bilhão
1 trilhão
1 quatrilhão
1 quintilhão
1 sextilhão 
1 septilhão 
1 octilhão 
1 nonilhão
1 decilhão
1 undecilhão
1 duodecilhão
1 tredecilhão
1 quatordecilhão
1 quindecilhão
1 sexdecilhão
1 setedecilhão
1 octodecilhão
1 novedecilhão
1 vigesilhão ( e etc...)

sábado, 3 de março de 2012

CHICLETE E O EXPRESSO DAS COBAIAS


Li este livro nas férias e achei muito legal. O livro é muito engraçado e incrível. 

Neste livro Chiclete e seus amigos salvam 101 cobaias. Combinei de ler pelo menos um livro por mês com a minha mãe,mas esse livro da para ler em uma semana.


Veja a baixo a sinopse do livro:

101 motivos fofinhos e peludos para você ler este livro do irmão da Judy Moody. Cobaias de montão! Atenção! Cento e uma cobaias fugiram de uma loja de animais! É hora de Chiclete e seus amigos Webster e Sofia entrarem em ação. Com muita disposição, os três amigos começam a procurar novos lares para os 101 bichinhos fofinhos - que não param de guinchar, correr, se esconder e encantar todo mundo. Todos a bordo! Vai começar a grande viagem do Expresso das Cobaias!

Chiclete e o Expresso das Cobaias - Volume 4 - Megan McDonald.

sexta-feira, 2 de março de 2012

De origem vegetal ou animal? De onde vem a própolis?


 Essa é uma ótima pergunta, pois a maioria das pessoas associam a própolis às abelhas e apesar de existir uma relação com estes insetos, o própolis é totalmente de origem vegetal.As abelhas obtêm a própolis através dos vegetais. … Manuseiam até formar uma massinha de resina… … E usam como proteção da colmeia contra fungos, bactérias e organismos patológicos.

Fonte: Diário de Biologia

Como as abelhas fazem o mel?

 Sabemos que existem diferentes funções dentro de uma colméia, não é? As abelhas que buscam o néctar das flores para a produção de mel, são chamadas de “abelhas campeiras”. Mas elas não carregam baldinhos como nos desenhos animados. Na verdade, além de uma espécie de bomba de sucção, elas possuem uma região no estômago reservada para a estocagem do néctar. Em uma viagem, uma abelha campeira pode visitar milhares de flores até preencher este reservatório. É um trabalho duro!
Quando elas retornam à colméia transferem o néctar coletado para as “abelhas engenheiras”. Essas sim são responsáveis pela produção do mel e para isso, o primeiro passo é retirar o excesso de umidade. As engenheiras tomam o néctar das campeiras estendendo a tromba (um parte alongada da boca) e sugando rapidamente. Ela manipula o mel dentro da boca, vai para uma parte da colméia onde o produto será estocado. Com a cabeça erguida, por várias vezes, estica e retrai a tromba. Esse processo expõe a gota de néctar à ação do ar e provoca a sua evaporação, resultando num produto mais concentrado para só aí, ser depositado na célula (favo).
Durante esse processo de retirada da umidade, as abelhas introduzem através da saliva enzimas como a invertase que converte o açúcar do néctar em dois outros açúcares: glicose e frutose e a glicose oxidase, que convertem glicose em ácido glicônico, o que torna o mel ácido e protege contra as bactérias que o fariam fermentar.  Uma vez depositada e preenchida a respectiva célula, esse produto (que ainda não é mel) será lacrado com cera pelas abelhas e só depois de 48 horas, teremos o mel.
O objetivo principal da produção de mel é exatamente manter o suprimento alimentar da colméia. Ou seja, as abelhas se alimentam vigorosamente do próprio mel que produzem. Além disso, se alimentam de pólen que geralmente vem preso nas pernas “peludas” das campeiras. Alguns apicultores chamam o pólen de “pão de abelha”. É como se ele fosse uma variação no cardápio alimentar!

Fonte: Diário de Biologia 

quinta-feira, 1 de março de 2012

Por que a abelha morre quando pica alguém?


Nós sabemos que as abelhas são insetos sociais que vivem numa comunidade organizada onde dividem as tarefas. Cada colônia possui uma rainha, que é a única fêmea que se reproduz na colméia, os zangões que são os machos que fecundam a rainha, e várias operárias que além de construírem os favos, fazerem a limpeza e garantirem o alimento, também  responsáveis pela defesa do grupo. Somente as operárias é que possuem o ferrão.
As operárias não podem ser consideradas suicidas, pois seu instinto desde que nascem é a proteção da colméia e para elas é “questão de lei” defender o lar. Quando elas fazem isso, não estão interessadas em se defender, mas sim morrem pela sua comunidade e eu poderia dizer que elas “morrem felizes” por estarem cumprindo seu destino!
Mas por que elas sempre morrem? Bom, o ferrão é um prolongamento do abdômen, assim os aparelhos  digestivo e ferroador são todos interligados por membranas. O ferrão é como se fosse uma pinça de 3 pontas sustentada por músculos que ajudam a introduzir o estilete e a injetar o veneno. O estilete (a parte do ferrão que entra na pele) é um espinho resistente coberto por pequenas serras que se prendem à pele. A extremidade pontiaguda facilita a perfuração das superfícies.
Uma vez ameaçada ou importunada por cheiros fortes ou vibrações sonoras, as operárias instintivamente saem para o ataque.  Ao picar, ela solta um tipo de substância (feromônio) que serve de alerta para as suas companheiras do perigo. Após a picada, com o esforço para se desprender da vítima ou se são brutalmente arrancadas, o abdômen da abelha se rompe. Ela pode até sair voando, mas vão durar no máximo 15 minutos, antes de morrerem. Isso ocorre porque o ferrão fica preso por causa das serras e várias estruturas geralmente são arrancados.



AS ABELHAS

Estamos estudando sobre abelhas.Aprendemos que os zangões servem para fecundar a rainha, depois disso eles morrem..As operárias servem para limpar a colmeia e alimentar as larvas.
As abelhas são muito interessantes. 
A seguir colocaremos algumas curiosidades sobre as abelhas.


O SEGREDO DA PROFE

Um dia a profe contou um segredo. Esses segredos ela falou que vai contando durante todo o ano.
O primeiro segredo que ela contou é que está grávida de 2 meses.A turma achou legal a notícia e estamos curiosos para saber se é menina ou menino.


AS AULAS COMEÇARAM

Somos agora do terceiro ano. Nossa professora é a Tatiane. A turma é a mesma do ano passado com alguns colegas novos. 

A professora começou as aulas com DICAS IMPORTANTES:
1) Caprichar no traçado da letra, observando  as letrinhas que sobem e as que descem;
2) Sempre lembrar do parágrafo (dois dedinhos);
3) Lembrar da letra maiúscula no início de frases, em nomes de pessoas, cidades, ruas, escolas, empresas , lojas...
4) Não escrever nas margens do caderno;
5) Colar as folhinhas com muito capricho, centralizadas, cuidando para não ultrapassar a margem do caderno e não usar muita cola;
6) Usar o lápis de cor para destacar títulos e palavras importantes, desta forma o caderno fica organizado e bonito;
7) Não rabiscar a capa do caderno;
8) Ao concluir a atividade, sempre lembrar de revisar com calma, procurando e arrumando os errinhos;
9) Usar a borracha com cuidado, apagando bem as palavras antes de reescreve-las. Não é legal ter um caderno borrado de lápis.

Siga sempre estas dicas para ser um bom aluno!